Publicidade

quarta-feira, 3 de novembro de 2010 Sem categoria | 17:30

Decodificando 20 anos de Melhores filmes do Oscar

Compartilhe: Twitter

CODIGO DO OSCAR copy

Depois de um tempo de pesquisa, chegamos algumas conclusões que podem lhe interessar sobre os últimos 20 anos de Melhores Filmes do Oscar.

Esses filmes podem ser divididos em grupos, que chamamos de: Realidade Atual, Realidade Fantástica, Ambiente Exótico, Violência Desmedida, Protagonista Sofredor e Baseado em Fatos Reais.

Alguns filmes que entraram em mais de dois grupos, coincidência ou não, foram os filmes que tiveram ótimas indicações e levaram as principais estatuetas do Oscar.

Vamos dizer que isso seja um código… Isso facilita um pouco a nossa vida, já que podemos imaginar quais filmes no ano podem entrar nos grupos e terem mais chances de serem indicados ou vencer.

Vamos às explicações dos grupos:

  • Realidade Atual – Já diz pelo nome, são filmes que acontecem na atualidade, mas que falam sobre problemas que afligem a sociedade. Como Crash – No Limite (ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2006), que mostra o preconceito das mais diversas formas.
  • Realidade Fantástica – Mesmo se passando na realidade, o filme traz momentos de quase fantasia, como Forrest Gump (ganhador do Oscar de Melhor Filme em 1996), que participa de quase todos os momentos da história americana e tendo o destino como grande aliado em momentos difíceis.
  • Ambiente Exótico – Também já diz pelo nome, podemos dizer que o ambiente é o denominador fundamental para o filme, sem esse ambiente o filme não teria como trazer as tramas principais.
  • Violência desmedida – Quando a violência brutal ou a violência surpreendente é a espinha dorsal do filme.
  • Protagonista Sofredor – É quando o protagonista pode ter até um começo bom na história, mas o seu final se torna bem trágico.
  • Baseado em Fatos Reais – Não precisa ser totalmente baseado nos fatos, pode ter também sua licença poética na estrutura do longa.

Veja abaixo o quadro dos 20 últimos filmes ganhadores do Oscar.

codifos3

Para o Oscar 2011, de cara podemos destacar três filmes desse ano “Baseados em Fatos Reais“: The King`s Speech, A Rede Social e 127 Hours.

Mas sendo que 127 hours pode estar quase incluído no grupo “Protagonista Sofredor“.

Os longas Black Swan e A Origem ficam bem representados no “Realismo Fantástico“.

E você, quais conclusões tira?

Autor: Tags:

5 comentários | Comentar

  1. 5 Victor C 16/07/2011 14:12

    Peraí, Forrest Gump é baseado em fatos reais?!

    Resposta CETI – Olá, Vitor! Ele é parcialmente baseado em fatos reais. Já que sua estrutura narrativa é composta e segue vários eventos que realmente existiram. Abraços.

  2. 4 dyogo 08/06/2011 19:58

    filmes de realismo fantástico, atual, violência desmedida,protagonista sofredor ,etc…, todas fazem parte do drama bem organizado dentor do filme.como por ex:
    MENINOS NÃO CHORAM, RAY, MONSTER, A ESCOLHA DE SOFIA, ATRAÇÃO FATAL, MILK, MEU PÉ ESQUERDO, FORREST GUMP, ET…

  3. 3 Luis Felipe 22/04/2011 14:24

    Na minha conclusão o filme ´´A origem“ñ pode ser representado como realismo fastástico.Porquê só 35 milhões de pessoas assistiram esse filme em 3 meses.E o ´´discurso do rei“além de ser quase uma comédia rídicula sobre um cara que vai ao castelo-rosa para ajudar ao rei a falar certo,ganhou 105 milhões de pessoas em 5 meses e também ganhou 4 oscais e esta no ponto da lista dos maiores filmes do seculo 21 e era para está no realismo fantastico no lugar do filme ´´A origem“.Mas porquê tanta popularidade,porquê o melhor filme do seculo 21 tinha que ser ele.

  4. 2 Monster B 07/03/2011 14:35

    Eu simplesmente AMO realismo fantástico, meu tipo de cinema preferido! Não é por acaso que Beleza Americana é meu filme predileto…

  5. 1 dyogo 10/11/2010 21:49

    acredito no filme independente de gênero, pois o conjunto da obra é importante sendo ele qual for o gênero drama, fantasia ou outros.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.