Publicidade

domingo, 12 de janeiro de 2014 Cinema, Globo de Ouro | 10:00

1988, o Melhor Ano da Comédia ou Musical no Globo de Ouro!

Compartilhe: Twitter

1988 - o Melhor Ano da Comédia ou Musical no Globo de Ouro

O Globo de Ouro tem tido muitos problemas nos últimos anos com a categoria de Melhor Filme em Comédia ou Musical. Na verdade, isso existe desde quando foi instituída a categoria em 1952.

Porém, na atualidade, as indicações duvidosas fizeram a categoria se tornar alvo de piadas, não só dos críticos, mas de todos os cinéfilos e admiradores que acompanham a temporada de premiações.

Mas parece que essa maré mudou completamente com os indicados de 2014! 

label1

Dos cinco indicados, todos têm grandes possibilidades de surgirem como nomeados ao Oscar 2014 de Melhor Filme. Algo que nunca aconteceu na história do Globo de Ouro, já que a categoria de Melhor Filme em Drama é a mais vista como Termômetro Oscar de Melhor Filme, a que prevê melhor todos os anos a maioria dos indicados.

Ao olharmos para trás, na história do Globo de Ouro, o ano de 1988 pode se considerado até hoje como o Melhor Ano da Comédia do Globo de Ouro. Dentre os seus cinco indicados, três se repetiram como nomeados ao Oscar de 1988.

label2

É surpreendente saber que este é o recorde máximo de previsão do Globo de Ouro para o Oscar de Melhor Filme através da categoria de Melhor Filme em Comédia ou Musical. Apenas três! Em comparação com todas as edições anteriores e posteriores, o máximo de indicados em comédia repetidos no Oscar de Melhor Filme são quase sempre dois. Ano passado, por exemplo, os filmes “O Lado Bom da Vida” e “Os Miseráveis”  entraram para esta estatística.

label3 label 4

Filme inúmeras vezes repetido durante as tardes da Televisão brasileira… Considerado como único representante do gênero “musical” daquele ano. Apesar de não ser verdadeiramente um filme cantado e sim, de “coreografias”, a trama que contava com Patrick Swayze e Jennifer Grey  foi um grande sucesso na época, principalmente com a canção “(I’ve Had) The Time of My Life” que ganhou tanto o Globo de Ouro como o Oscar.

label 5

Um longa considerado como “dramédia “, ou seja, tem uma comédia tão misturada com drama que dificilmente temos uma definição certa de gênero.  E fazia sentido essa mistura quando descobríamos que foi dirigido por James L. Brooks, mesmo diretor de “Laços de Ternura”. E é claro que o estúdio 20th Century Fox preferiu candidatar o longa como comédia, onde poderia ter mais oportunidades de vitória. O filme foi tão bem-sucedido que foi indicado pela Academia para Melhor Filme, e obteve outras seis indicações, mas saiu de mãos vazias no Oscar e no Globo de Ouro.

label 6

Guerra, comédia, drama… Isso até lembra “A Vida é Bela”, mas o longa de John Boorman tinha todos esses gêneros tão bem interligados que não houve tanto problema de surgir na categoria de Melhor Filme em Comédia ou Musical. Tendo um elenco quase todo desconhecido, o filme faturou indicações importantes como Direção e Roteiro; ganhou como Melhor Filme em Comédia ou Musical, mas não levou uma estatueta do Oscar para casa.

label 7

Talvez de todos os indicados, esse é o filme mais próximo da comédia pura. Porém, de todos os indicados, é a produção mais fraca que concorria. A sua indicação botava mais uma vez as decisões dos membros como duvidosas. A verdade é que a força de Diane Keaton como protagonista fez a indicação do longa como Melhor Comédia ou Musical.  “Presente de Grego” sequer apareceu no Oscar ou em outras premiações sérias.

label 8

O longa se encontrava corretamente entre os indicados a Melhor Filme em Comédia ou Musical, pode não ler levado o principal prêmio do Globo de Ouro. Contudo, perante aos seus concorrentes indicados ao Globo de Ouro/Oscar, obteve mais estatuetas e muito isso se deve a sua estrela Cher, que todos queriam ver premiada como Melhor Atriz do Oscar de 1988.label 9

Se mais de três filmes indicados ao Globo de Ouro em Melhor Filme em Comédia ou Musical surgirem no Oscar 2014 de Melhor Filme, este novo ano vai tomar o posto de 1988, e entrará como o mais bem-sucedido de todos os tempos na história da premiação. Demorou, mas a categoria de Melhor Filme em Comédia ou Musical finalmente está brilhando.

Autor: Tags:

2 comentários | Comentar

  1. 52 Jefferson Borges 12/01/2014 20:01

    ”Feitiço da Lua” é de fato um filme brilhante! Inteligente, engraçado, vibrante, com atuações divertidas e uma história super original. Cher mereceu o Globo de Ouro de melhor atriz comédia ou musical, mas não melhor atriz no Oscar contra Glenn Close com sua Alex Forrest de ”Atração Fatal”. Enfim… essa noite estou torcendo nem para ”Llewyn Davis” nem para ”American Hustle” ganhar e sim para ”Nebraska” 😀

  2. 51 Breno Santana 12/01/2014 16:16

    Isso ai! Que Inside Llewyn Davis leve o globo de ouro e futuramente o Oscar de melhor filme! Pra mim é um dos fortes candidatos.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.