Publicidade

sábado, 1 de março de 2014 Cinema, Oscar | 23:00

Os Fundadores do Oscar: Quem eram?

Compartilhe: Twitter

logo

Os fundadores da Academia eram dinâmicos indivíduos cada um com suas visões do futuro do entretenimento, eles só não podiam imaginar que iriam fazer algo tão revolucionário.

A popularidade dos filmes mudos estava despencando da noite para o dia com a incrível nova tecnologia dos efeitos sonoros. Assim, na década de 20, Hollywood precisava de algo para se manter em desenvolvimento no cenário cinematográfico. Acontecimentos como misteriosos assassinatos cometidos por atores, estrelas viciadas em drogas e escândalos envolvendo casamento de artistas estavam manchando os filmes produzidos na terra mágica de Hollywood.

O negócio do cinema precisava de uma fronte unida, onde facções competitivas poderiam se unir para resolver disputas, discutir os desafios da indústria e promover o lado positivo da comunidade cinematográfica. O chefão da MGM, Louis B. Mayer, teve essa ideia. Durante um jantar em sua casa, em um domingo de 1927, Mayer discutiu um plano com os seus convidados: o ator Conrad Nagel, o diretor Fred Niblo e o homem no controle da censura, Fred Beetson.

Os três homens concordaram com Mayer em um conceito de um organizado grupo supervisionado pela indústria de filmes. Dias depois, eles apresentaram o seu plano para 32 gigantes personalidades do cinema no Ambassador Hotel, em Los Angeles. Todos os presentes concordaram. Juntos, o time de 36 únicos e distintos profissionais fundou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O seu filho dourado, entretanto, ainda não brilhava para os olhos dos artistas.

pronto6

pronto1

pronto3

pronto7

pronto 4

pronto 5

O grupo não perdeu tempo. Em apenas dois meses, eles elegeram administradores. Douglas Fairbanks foi primeiro presidente, junto com o Vice Fred Nible, o tesoureiro M.C. Levee e o secretário Franck E. Woods. Em maio, o estado da Califórnia reconheceu o grupo como uma corporação sem fins lucrativos.

No mesmo mês, a Academia apresentou o primeiro banquete no Hotel Biltmore, em Los Angeles. Cerca de 300 pessoas foram convidadas, 231 pagaram por volta de 100 dólares e se uniram a recente formada organização com 5 principais ramos: Produtores, atores, diretores, roteiristas e técnicos.

Com um pouco de glamour e sem suspense absoluto (os vencedores foram revelados 3 meses antes), a primeira cerimônia de premiação aconteceu em 16 de Maio de 1929 no Hotel Roosevelt Blossom Room de Hollywood. Os bilhetes de entrada custavam 10 dólares cada. O salão foi decorado com simples lanternas chinesas. Em cima de cada mesa, velas decorativas foram postas juntamente com doces que replicavam as estatuetas.

Antes do jantar, houve uma hora de dança. Depois, o presidente da Academia apresentou todos os vencedores das categorias.

Passaram-se 84 edições, e estamos aqui esperando pela 86°, que acontece daqui a poucas horas.

Autor: Tags:

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.