Publicidade

domingo, 2 de março de 2014 Cinema, Oscar | 14:30

Os Indicados desclassificados na história do Oscar!

Compartilhe: Twitter

LOGO

Esse ano a premiação do Oscar se viu envolvida em uma polêmica que a Academia teve de intervir e resolver rapidamente.

Em 16 de Janeiro, as nomeações de 2014 foram reveladas e um dos indicados na categoria de Melhor Canção Original não foi bem digerido pelos filmes esnobados e pela crítica especializada. A música “Alone Yet Not Alone” do filme de mesmo nome conseguiu pegar uma das vagas de grandes filmes como “O Grande Gatsby”, “O Hobbit: A Desolação de Smaug” e “Jogos Vorazes: Em Chamas”; muitos passaram a se perguntar como isso tinha acontecido.

imagem

Com o passar dos dias, o processo dessa nomeação foi ficando cada vez mais claro.  A música havia sido composta por Bruce Broughton e Dennis Spiegel. Na verdade, Broughton era um ex-membro do conselho do Oscar e atual membro do comitê de Música da Academia. Foi descoberto que Broughton tinha enviado aos membros do ramo um e-mail que lembrava a existência de sua canção na corrida – isso aconteceu durante o período de votação. O que foi visto como um lobby bem mais vantajoso para alguém que está realmente envolvido com o comitê de música.

“Não importa o quão bem-intencionado foi a propaganda, usando a própria posição como um ex-membro (do Conselho) e membro atual do comitê de Música, pessoalmente, ao promover a própria submissão ao Oscar cria a aparência de uma vantagem injusta“, disse Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia.

O Conselho determinou que as ações de Broughton eram inconsistentes com as regras da Academia, que visam, entre outros termos, uma premiação justa e ética. Se alguma atividade de campanha é determinada pelo Conselho, ela trabalha em oposição a esses termos, ou não concorda com o regulamento. Dessa forma, o Conselho da Academia tomou uma ação corretiva para proteger a reputação e integridade do processo de premiação – algo previsto dentro das leis da Academia.

O conselho retirou a indicação de “Alone Yet Not Alone” em processo de desclassificação. Assim, a categoria de Melhor Canção Original do Oscar 2014 passou a ter somente quatro indicados na corrida.

Tendo uma repercussão mundial, alguns veículos de comunicação foram muito afobados e afirmaram que essa era a primeira vez que a Academia desclassificava um indicado. Um grande engano, pois a Academia se viu nessa situação em vários momentos.

Por isso, recolhemos todos os indicados desclassificados na história do Oscar. Fique bem informado, abaixo:

F1 F2 F3 F4 F5 f6 f7 f8 f9 F10 f11

Autor: Tags:

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.