Publicidade

terça-feira, 20 de maio de 2014 Cannes 2013, Cinema | 20:00

Festival de Cannes 2014 – Dia 7: Marion Cotillard reina em Cannes com boatos de Oscar e Palma de Ouro para “Two Days, One Night”!

Compartilhe: Twitter

cannes

"Deux Jours, Une Nuit" Photocall - The 67th Annual Cannes Film Festival

É sabido que Jean-Pierre e Luc Dardenne impõem respeito no Festival de Cannes – e isso se deve as duas vitórias dos diretores com a Palma de Ouro: “Rosetta” (1999) e “A Criança” (2005). E o retorno dos Dardenne cria sempre uma alta expectativa, e parece ter se elevado com a inclusão de Marion Cotillard como protagonista na nova produção, “Two Days, One Night”.

O longa é centrado em Sandra (Marion Cotillard) e seu marido (Fabrizio Rongione), que têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego. Diante desse drama, a trama se desenrola.

Jean-Pierre e Luc Dardenne participaram da conferência de imprensa pelo filme em Competição. Para responder às perguntas dos jornalistas, os dois atores Fabrizio Rongione e Marion Cotillard estavam ao lado deles, bem como o produtor, Denis Freyd.

A solidariedade no centro de Deux jours, une nuit, conta Jean-Pierre Dardenne: “Procuramos concentrar como a solidarieadade que a Sandra encontra, como o apoio do marido, vão transformar esta mulher para que ela diga no fim “Lutei, estou feliz”.”

E Luc Dardenne completa: “Penso que ainda podemos ser solidários hoje. De qualquer modo, é o que o filme quer dizer.”

Marion Cotillard fala sobre o que levou os jornalistas a pensarem que as cenas eram improvisadas: “Para atingir esse sentimento de veracidade e essa impressão que é improvisado, há muito trabalho. nada é improvisado.”

Fabrizio Rongione sobre a importância dos ensaios no cinema dos irmãos Dardenne:Com os irmãos, o conceito de ensaio é fundamental, todas as cenas são ensaiadas. Fazemos várias capturas para chegar à junção quase perfeita  do conjunto dos atores e com o movimentos da câmara. O ensaio é uma palavra chave no cinema.”

Marion Cotillard sobre a concepção do cinema dos irmãos Dardenne: Quando começamos os ensaios, falavam do espectador, o que é bastante raro. Nas filmagens, nem se tem o direito de falar disso. Jean-Pierre e Luc fazem cinema para o espectador. Querem que os espectadores sintam coisas.”

As opiniões da crítica foram bem favoráveis, e já preveem a possibilidade de uma terceira palma de ouro para os Dardenne, assim como um prêmio de melhor atriz para Marion.

The Guardian deu cinco estrelas: “É mais uma grande performance de Marion Cotillard, que não parece estar deslocada, como uma estrela da lista A, em que o habitat de Dardenne é mais austero. Ela é contida e digna, e novamente Cotillard mostra como atriz técnica maravilhosa ela é: cada nuance e detalhe é legível presente no rosto. Ela é convincente e comovente – e assim é o filme”.

London Evening Standard deu cinco estrelas: “Os Dardennes já ganharam a Palma de Ouro duas vezes, entre muitos outros prêmios em Cannes. Eles merecem isso novamente – e Cotillard de melhor atriz”.

The Telegraph deu quatro estrelas: “Cotillard é simplesmente fantástica, e é a candidata mais forte ainda para este ano no prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes”.

Os especialistas já estão considerando Marion como candidata a Melhor Atriz para o Oscar 2015, mas há quem diga que o filme precise ultrapassar muitas barreiras de língua para que chegue tão longe – pois o filme é francês, algo que pode afastar muitos votantes da Academia. A produção precisará da mesma força que “Amor” teve em sua corrida Cannes 2012 para o Oscar 2013 – algo que não acontece sempre para filmes estrangeiros em uma premiação americana.

“Two Days, One Night” ainda não tem data de estreia.

Veja fotos do sétimo dia do festival, abaixo:

1

Fabrizio Rongione and Marion Cotillard – Deux jours, une nuit (Two Days, One Night) © FDC / M. Petit

0

Jean-Pierre and Luc Dardenne – Deux jours, une nuit (Two Days, One Night) © FDC / M. Petit

3

Deux jours, une nuit (Two Days, One Night) © FDC / G. Lassus-Dessus

5

Deux jours, une nuit (Two Days, One Night) © AFP / V. Hache

4

Marion Cotillard – Deux jours, une nuit (Two Days, One Night) © AFP / L. Venance

7

Adrien Brody – © AFP / V. Hache

6

Sofia Loren – © FDC / G. Lassus-Dessus

Autor: Tags:

1 comentário | Comentar

  1. 51 Eduardo Pepe 20/05/2014 23:48

    Marion merece, até mesmo porque depois da esnoba por Ferrugem e Osso, eles estão devendo isso para ela. Ajuda se a França escolher o filme para representar o país no Oscar.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.